[SPOILERS] “You gotta fight. For your right, to…” Não propriamente pelo direito de fazer uma festa, mas no caso deste “Their Story II”, pelo direito de dizer o que realmente pensam.
Desde que chegaram, nunca houve nenhum episódio dedicado aos novos estagiários que tenha conseguido destacar-se. Quando nos lembramos que esta é, na verdade, a última temporada de “Scrubs“, queremos é ver mais histórias dedicadas às personagens que conhecemos desde o primeiro episódio, não a substitutos de última hora. Mas com este décimo segundo episódio, finalmente tivemos direito a uma história que consegue combinar da melhor forma os antigos e os novos alunos, aqueles que há muito conhecemos e aqueles que estamos agora a descobrir, criando um episódio mais rico.
Denise (Eliza Coupe), Sunny (Sonal Shah) e Derek (Lee Thompson Young), o novo estagiário de cirurgia, vêm-se atrapalhados em mais um dia de trabalho. Jo tenta desesperadamente que Elliot (Sarah Chalke) lhe dê a oportunidade de diagnosticar os doentes. Sunny descobre que o Janitor (Neil Flynn), famoso pelas suas grandes vinganças, não lhe liga nenhuma por achar que ela é fraca demais. E Derek, ainda agora chegou, e já se vê envolvido na crise de ciúmes de Turk (Donald Faison) pelo novo estatuto de J.D. (Zach Braff). No meio de tantas crises, os três novos estagiários vão ter conseguir provar que merecem o seu lugar em Sacred Heart, e que nada os conseguirá abater.
Se a história de Denise não trouxe nada de novo à trama, por já a termos visto antes debater-se com com a tentativa de provar o seu valor, pelo menos dá-nos o momento absolutamente precioso e ridículo que é ver Elliot a dançar. Numa série já famosa pelos seus momentos musicais e de dança, geralmente a cargo de Donal Faison, este pequeno momento de “Scrubs” consegue arrancar-nos alguns sorrisos, mas nem de longe se compara a qualquer segundo em que Neil Flynn dá asas à sua imaginação e se vinga de tudo e de todos. Emparelhá-lo com Sunny neste episódio foi certamente uma aposta ganha pelo oposto das personalidades que aqui se digladiam, e mesmo que no final o Janitor saia, novamente, vitorioso, pelo menos sabemos que Sunny conseguiu encontrar o seu lugar dentro do hospital. E que, também ela, irá passar a ter mais cuidado com o maravilhoso carrinho telecomandado do Janitor, provavelmente a melhor actuação de todo o episódio.
Quanto a Derek, o seu dilema é bem mais complicado. Desde que o Dr. Cox (John C. McGuinley) se tornou no director do hospital, J.D. ganhou um novo estatuto, ao ser a única pessoa que consegue irritá-lo ao ponto de este se esquecer do dinheiro que não tem e arranjar mais pessoal para o hospital. Descontente com o destaque que J.D. ganhou, Turk vira-se para o seu novo estagiário, e tenta usá-lo para dizer umas belas verdades ao seu melhor amigo. Mas no final é Derek quem dá a volta por cima, ganha a coragem e consegue pôr todos no seu lugar, provando que, também ele, encontrou o seu cantinho em Sacred Heart.
Sem ser um dos melhores episódios de sempre, este “Their Story II” consegue convencer, e torna-se num bom momento de evolução destes personagens secundários.
[starrater]